sábado, 28 de fevereiro de 2009

Anomalias primeiras




S o b r e t u d o p r i m e i r a s.

Tenho visto muito reticente, um posicionamento corporal quase ilustrativo do momento em que vivemos na era tecnológica, a da internet. Penso neste posicionamento do corpo frente ao ambiente computador, como uma sobreposição inconsciente da imagem que gostaríamos de ter. Te-la seria realmente fascinante. Corpo “perfeito”, grandes seios, pés pequenos, virilha sem pêlos, unhas nunca encravadas, suor imperceptível nas axilas, costas largas, cintura fina, pescoço longo, braços leves, pálpebras firmes, voz retumbante, olhar feroz, mãos velozes e graciosas, nariz pequeno claro, cabelos sedosos e virtuosos, andar elegante, alongamento, resistência, genital enorme (eu acho... é uma dúvida) enfim, praticamente uma caminhonete, um ovovivíparo ou um boi prestes a ser abatido. Leia-se morto, separado em partes e logo comido em casa para aqueles que se esqueceram de onde vem as carnes do almoço.
Nesta aventura para ser aceito como indivíduo não o sendo, é interessante perceber que se trata de uma experiência de distância, de olhos fechados, de fantasias e isto sim acredito ser uma possibilidade de pleno desenvolvimento para qualquer um, menino, pequena menina, jovem, da Eritréia ou de Suazilândia. (Duas nações Africanas).

Não tenho aversão a internet, computadores ou equipamentos tecnológicos e sim ao jeito que escolhemos nos relacionar com tudo isto na vida.

Gosto muito de pensar numa hipótese em que vemos o corpo das pessoas daqui a uns 250 anos, para alguns importantes cientistas o corpo não estará mais em pé, poderá mudar de posição com apenas o movimento de um dedo e o mais interessante poderá trocar de formato ou forma física com incentivo de enzimas e células sintéticas em alguns minutos, a miologia ficará louca...

Não precisamos olhar 2.190.000 horas a frente para ver o corpo que não está mais em pé...

P r i m e i r a s.

Engraçado, um dia destes quando estava numa boa conversa, lembramos de pequenas coisas que fazíamos todo dia pra encontrar o outro. Sabe aqueles cadernos de perguntas e respostas em que a gente tinha uma página para cada pergunta e todo mundo respondia coisas que pensava ou gostava? Sempre uma boa chance para contar sua cor, filme e amigo preferidos, especialmente aquela pessoa que você gostaria de beijar ou namorar (o ficar de hoje...) .

Imaginei estes caderninhos como um protótipo do msn, orkut e todas as redes sociais que hoje fazem nosso dia-a-dia intensos. Talvez possamos andar e ver alguém, o que acha?

A n o m a l i a s p r i m e i r a s.


13 comentários:

  1. Anomaliasprimeiras é um ótimo nome para aqueles que não compreendem o funcionamento do seu corpo em relação a netmalia (o uso da internet em excessividade), mas fico pensando qual a será a nossa organização corporal na “segundas”?
    Anomaliassegundas podem ser a redefinição do que é ético com a inteligência, seja ela corporal ou eletrônica...
    Se você permite que um senhor de idade com equipamentos eletrônicos instalados em seu coração para a melhor funcionalidade do seu órgão passe à sua frente em uma fila de banco, o que acontecerá se um dia o seu computador pedir para não ser desligado?
    Espero que não demore muito para pensarmos qual a melhor maneira de se relacionar com essas “malias” que são criadas a todos os momentos por nós!
    Um bom texto para pensar no futuro e principalmente sobre o que somos...

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Texto gostoso de ler. Gostoso por que acima de tudo nos proporciona uma grande reflexão sobre nós, nosso corpo.
    As vezes fico tanto tempo sentado a frente de um computador que até peroc a sensibilidade do meus pés...

    Precisamos de muito mais textos assim, pensar sobre o que está por vir, como vamos nos relacionar. Por que de todas as formas vamos nos relacionar.

    deixo um forte abraços, e fico aguardando

    ResponderExcluir
  3. Texto fantástico !!!

    Marcelo, de forma brilhante e clara você colocou as palavras certas em um assunto que não é eventualmente dito ou pensado.

    Dar visão para a forma como hoje estamos agindo e, ao mesmo tempo, olhar para o que está por vir, realmente é um pensamento Sóbrio.

    Lendo o seu texto, logo mais ao fim, me fez lembrar de um artigo científico muito curioso, gostaria de compartilha-lo.


    Era um artigo que retratava o futuro tecnológico do nosso corpo (não sendo esse o título), mostrava que, em um futuro não muito distante (frase típica de filme), a tecnologia estará literalmente em nós. Isso por causa da Nanotecnologia ( tecnologia microscópica), que tem como principal função atingir, explorar, estudar e colaborar com o nosso corpo em pró ao conforto.

    O cientista em questão, diz em seu texto que, "com a nanotecnologia será possível multiplicar o funcionamento do corpo a uma constante infinita", Isso porque os Nanorobos poderão integrar o nosso corpo afim de melhorar algumas funções, como por exemplo as do nosso cérebro.

    Imagine se fosse possível implantar informações em nosso cérebro, ou melhorar a matemática, a lógica ou a visão espacial do mesmo. Seria como em Matrix, quando New é carregado constantemente com informações de lutas e mais lutas. Ou então, se pudesse-mos manipular a nossa engenharia genética afim de criar "Super Filhos" com "corpo perfeito, grandes seios, pés pequenos, virilhas sem pelos, unhas nunca encravadas, suor imperceptível ...

    Imagine fazer de seu cérebro um computador
    Imagine viver em um circulo simbiótico mecânico
    imagine sua mente como um nano formigueiro (será que dá cócega)
    Imagine-se parte de um maquinário.

    Depois de ter imaginado tudo isso, pergunte-se:

    Qual será o verdadeiro Pensamento ?
    Qual será a verdadeira Poesia ??
    O que será "EU" ???

    Enfim, acredito Piamente que todos esses futuros feitos, todos os "feitos já feitos"pela ciência, tem como principal e único foco; O Conforto. Logo tudo será resumido com o movimento de um dedo ou menos que isso, quem sabe com a mente.

    Mas o fato é, Marcelo, que esse texto abriu muitas idéias e trouxe informações. Só falta mesmo escolher o caminho quando chegar esse futuro, se iremos para o lado de New ou das Máquinas.

    Abração !!

    ResponderExcluir
  4. Hermosa descripción del cuerpo de tu amada... no entiendo muy bien el portugués pero lo intento...

    ResponderExcluir
  5. Ótimas observações! E obrigado pela visita!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Hola Ebic! gracias por el comentario que me has dejado...Saludos desde aquí!

    ResponderExcluir
  7. incluso el cibermundo puede ser cruel o ser un paralelo de nuestras conciencias.

    saludos.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que estás seguindo meu blog. Pelo menos eu vi que ele está ganhando publicidade. Sigo o seu também para ficarmos kits.
    xAu

    ResponderExcluir
  9. mas que ventania ein!
    marcello como sempre seus textos me decham pensativo e ao mesmo tempo com um no na garganta!
    adorei todos os temas abordados!
    vc tem realmente o dom para escrever!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. cómo agradecerte lo que me escribiste?
    me sorprendió, no suelo recibir comentarios hacia mis textos, y menos que menos tan bonitos como el que me dejaste vos.
    Gracias, espero te siga gustando lo que escribo, asi me dan mas ganas de seguir.
    un beso grande!
    http://www.fumarmucho.blogspot.com

    ResponderExcluir